5 de junho de 2007

Olha pro céu, meu amor


Em época de festas juninas aqui vão algumas curiosidades sobre esta antiga tradição e também simpatias para o dia de Santo Antônio...para quem é de.


A festa Junina é uma celebração brasileira de origem européia, historicamente relacionada com a festa pagã do solstício de verão que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário pré-gregoriano e cristianizada na Idade Média como "Festa de São João". Ela festeja no Brasil três importantes santos católicos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). Em Portugal, estas festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diferentes feriados municipais: Santo António, em Lisboa, São João, no Porto, em Braga e em Almada.


A origem da fogueira - Uma legenda católica cristianizando a fogueira do solstício estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel tinha acendido uma fogueira sobre um monte. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João européias (da Estônia ao Portugal, da Finlândia à França).

Os balões - eram elemento comum durante o São João brasileiro. Tornou-se, no entanto, uma prática proibida por lei, devido ao risco de incêndio. Os balões serviam para avisar que a festa iria começar.Eram soltados de 5 a 7 balões para se indentificar.


O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:

"Confessei-me a Santo Antônio,
confessei que estava amando.
Ele deu-me por penitência
que fosse continuando."


A seguir, algumas simpatias feitas para Santo Antônio:
- Moças solteiras, desejosas de se casar, em várias regiões do Brasil, colocam-no de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo. E elas pedem:
meu Santo Antônio...
- Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.
E não esqueça: dia 13 de junho,dia de Santo Antônio, deve-se ir à igreja para receber o "pãozinho de Santo Antônio", que é dado gratuitamente pelos padres.



Boas comemorações!


Informações retiradas do site www.pt.wikipedia.org/wiki/Festa_Junina

Um comentário:

Unknown disse...

Se precisar de mais algumas simpatias é só pedir!
Afinal, tenho uma lista!
RSRSRSRSRSRSR....
Beijocas com gosto de paçoca